Princípios da política IDEIA

Os princípios do IDEIA - Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade - tornaram-se amplamente reconhecidos e promovidos como valores fundamentais para a promoção de uma sociedade mais justa, equitativa e inclusiva. Esses princípios têm sido cada vez mais abordados em vários campos do conhecimento, tanto no Brasil quanto internacionalmente.
 
A Eclética Química está adotando progressivamente esses princípios, reconhecendo que, embora alguns não influenciem diretamente os resultados nas ciências exatas, sua relevância na pesquisa científica está bem estabelecida. A revista adere aos princípios do IDEIA em suas práticas científicas, reconhecendo seu impacto, conforme demonstrado por estudos empíricos. Em vários países, a pesquisa examinou se o gênero influencia variáveis específicas. Quando os dados indicam que o gênero afeta os resultados, isso deve ser levado em consideração. Dessa forma, a revista apoia a desagregação de dados por sexo e gênero quando esses fatores demonstram influenciar os resultados.
 
Quando a influência de fatores como sexo, gênero, raça, etnia ou deficiência for cientificamente comprovada, os autores são incentivados a desagregar os dados de acordo e a incluir análises que reflitam essas diferenças.
 
A revista mantém uma política rigorosa contra qualquer forma de linguagem desrespeitosa, seja por parte dos autores nos manuscritos ou nas respostas aos revisores, dos revisores em suas avaliações ou dos editores durante o processo de revisão por pares, incluindo as decisões relativas à aceitação ou rejeição do manuscrito.
 
A Eclética Química defende os princípios do IDEIA ao promover impacto, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na produção e disseminação do conhecimento científico em Química e áreas afins, tanto no Brasil quanto no exterior.
 
O impacto é buscado por meio do aprimoramento da qualidade dos artigos e resenhas e da abordagem de tópicos críticos em Educação Química, essenciais para a formação de estudantes e educadores. A revista permite a publicação de resenhas, artigos de opinião e respostas de autores, com ou sem anonimato. Ela identifica o Editor Associado responsável por cada artigo e, quando necessário, atualiza seus formulários de revisão anualmente com base no feedback dos revisores e autores. As métricas em nível de artigo são transparentes, e o histórico da revista é atualizado regularmente.
 
A diversidade é refletida na composição do conselho editorial, que inclui representantes de quase todas as regiões do Brasil, bem como de países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. A seleção dos revisores, sempre que possível, considera diversas perspectivas e formações acadêmicas, representação geográfica, contextos culturais e equilíbrio de gênero.
 
A equidade é promovida convidando homens e mulheres com qualificações relevantes para atuarem como membros do conselho editorial. O equilíbrio de gênero é considerado sempre que possível, inclusive na seleção de revisores.
 
A inclusão é alcançada por meio da participação de autores e revisores de diversos países e continentes, bem como por meio da composição diversificada da equipe editorial. A revista garante um processo editorial justo e transparente, oferecendo oportunidades iguais para todos os pesquisadores enviarem seus trabalhos. As submissões e publicações são gratuitas, e todos os artigos e materiais suplementares são de acesso aberto. Por meio da mídia social, a revista visa facilitar a inclusão de diversos níveis de instrução do público, tornando assim o conhecimento mais facilmente disponível.
 
A acessibilidade é apoiada pela publicação em vários formatos (PDF e EPUB), facilitando a disseminação do conhecimento por distribuidores científicos. As diretrizes para autores e revisores estão disponíveis em formatos acessíveis, e o site da revista está em conformidade com os padrões internacionais de acessibilidade digital. Por meio da mídia social, a revista pretende expandir seu alcance e aumentar a acessibilidade de seu conteúdo. Também estão sendo feitos esforços para permitir a leitura em Braille do conteúdo em inglês e, no futuro, fornecer acesso em áudio aos artigos em inglês.