Política de conflito de interesses

A Eclética Química mantém uma rigorosa política de conflito de interesses para preservar a imparcialidade e a credibilidade de seu processo editorial. Todos os participantes do processo de publicação — incluindo autores, revisores e editores - são obrigados a revelar quaisquer circunstâncias que possam influenciar, ou ser percebidas como controle, da avaliação, publicação ou interpretação do trabalho científico.
 
Autores
Os autores ou os autores correspondentes (em nome de todos os autores) são obrigados a divulgar qualquer possível conflito de interesse, que pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Isso pode ocorrer quando autores, revisores ou editores têm interesses que podem influenciar a preparação ou a avaliação de um manuscrito.
 
O(s) autor(es) deve(m) declarar em um documento assinado qualquer possível conflito de interesses que possa ter influenciado o trabalho. Esse documento deve ser carregado como um arquivo suplementar no momento da submissão ou declarado no modelo adequado de carta de apresentação.
 
Exemplo de uma declaração quando não há conflito de interesses:
"Em nome de todos os autores, o autor correspondente declara e assina que não há conflito de interesses envolvendo este trabalho."
 
Exemplo de declaração de conflito de interesses:
"Este estudo foi financiado por um subsídio da (nome, cidade e país da Corporação). O Dr. (sobrenome) faz parte do conselho consultivo científico da (nome, cidade e país da Empresa). O Dr. (sobrenome) é consultor e acionista da (nome, cidade e país da Empresa). Os Drs. (sobrenomes) declararam não haver conflitos de interesse associados a este estudo."
 
Editores e revisores
Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que entrem em conflito com seus interesses, como aqueles enviados por autores de seu departamento, colaboradores de pesquisa ou parentes.
 
O revisor deve informar aos editores sobre quaisquer conflitos de interesse que possam influenciar a avaliação do manuscrito e deve se declarar não qualificado para revisá-lo antes de iniciar a revisão. Exemplos de relacionamentos com o(s) autor(es): participar ou ter participado de um projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter um relacionamento de mentoria com o autor; ter um interesse financeiro no projeto envolvido no manuscrito ou ser parente do(s) autor(es).
 
A declaração de um conflito de interesses não desqualifica automaticamente um manuscrito. O Comitê Editorial analisará cada caso e poderá: publicar uma declaração de conflito de interesses junto com o artigo, indicar revisores alternativos ou, em casos graves, retratar o artigo ou emitir uma correção pública. No entanto, a não divulgação de um conflito de interesses que seja descoberto posteriormente pode levar a ações editoriais sérias, incluindo a desqualificação do manuscrito ou notificação pública.