Visão geral das dificuldades e identificação material de ligações químicas com base em representações múltiplas: Visão do professor
PDF (English)

Palavras-chave

representações de ligações químicas
geometria molecular
dificuldades dos professores

Como Citar

Widarti, H. R., Wiyarsi, A., Yamtinah, S., Shidiq, A. S., Sari, M. E. F., Fauziah, P. N., Natasya, S., Khandi, C. A., & Rokhim, D. A. (2025). Visão geral das dificuldades e identificação material de ligações químicas com base em representações múltiplas: Visão do professor. Eclética Química, 50, e–1565. https://doi.org/10.26850/1678-4618.eq.v50.2025.e1565

Resumo

A ligação química envolve três níveis de representação, a saber, macroscópico, submicroscópico e simbólico, que geralmente são difíceis de serem compreendidos pelos alunos devido a seus conceitos abstratos e complexos. Nesse caso, os professores desempenham um papel importante como facilitadores. Entretanto, os professores ainda enfrentam vários desafios na aplicação de uma abordagem de representação múltipla. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as dificuldades nas ligações químicas baseadas em múltiplas representações com base nas opiniões de vários professores de química. Um total de 14 itens de perguntas abertas e fechadas por meio do Google Forms foi distribuído on-line. Com base em uma pesquisa com vários professores de química, o submaterial mais difícil em ligações químicas é a geometria molecular, enquanto o mais fácil são as ligações iônicas. Os professores de química que participaram desse estudo tendem a se concentrar mais em representações simbólicas, macroscópicas e submicroscópicas no ensino de ligações químicas.

https://doi.org/10.26850/1678-4618.eq.v50.2025.e1565
PDF (English)

Referências

Ahmar, D. S.; Azzajjad, M. F.; Syahrir, Muh. Students’ Representation Ability in Chemistry. Journal of Applied Science, Engineering, Technology, and Education. 2020, 2 (2), 181–187. https://doi.org/10.35877/454RI.asci22124

Danin, V. J.; Kamaludin, A. Development of Google Sites Based Learning Media on Chemical Bonds with Multilevel Chemical Representation. Jurnal Penelitian Pendidikan IPA. 2023, 9 (9), 6727–6733. https://doi.org/10.29303/jppipa.v9i9.1552

Dawati, F. M.; Yamtinah, S.; Rahardjo, S. B.; Ashadi, A.; Indriyanti, N. Y. Analysis of Students’ Difficulties in Chemical Bonding Based on Computerized Two-Tier Multiple Choice (CTTMC) Test. J. Phys. Conf. Ser. 2019, 1157, 042017. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1157/4/042017

Effendy. Molekul, Struktur, Dan Sifat-Sifatnya; Indonesian Academic Publishing: Malang, 2017.

Effendy. Perspektif Baru Ikatan Ionik Edisi 4; Indonesian Academic Publishing: Malang, 2020.

Halim, N. D. A.; Ali, M. B.; Yahaya, N.; Said, M. N. H. M. Mental Model in Learning Chemical Bonding: A Preliminary Study. Procedia Soc Behav Sci. 2013, 97, 224–228. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.10.226

Hasanah, D.; W.; Mulyani, S.; Widhiyanti, T. Multiple Representations Analysis of Chemical Bonding Concepts in General Chemistry Books. KnE Social Sciences. 2024, 248–257. https://doi.org/10.18502/kss.v9i8.15554

Head, M. L.; Yoder, K.; Genton, E.; Sumperl, J. A Quantitative Method to Determine Preservice Chemistry Teachers’ Perceptions of Chemical Representations. Chemistry Education Research and Practice. 2017, 18 (4), 825–840. https://doi.org/10.1039/C7RP00109F

Li, W. S. S.; Arshad, M. Y. Application of Multiple Representation Levels in Redox Reactions among Tenth Grade Chemistry Teachers. Journal of Turkish Science Education. 2014, 11 (3), 35–52.

Meltafina, M.; Wiji, W.; Mulyani, S. Misconceptions and Threshold Concepts in Chemical Bonding. J. Phys. Conf. Ser. 2019, 1157, 0420301–0420305. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1157/4/042030

Mindayula, E.; Sutrisno, H. Multiple Representation: The Teacher’s Perception in Chemistry Learning. J. Phys. Conf. Ser. 2021, 1806 (1), 0121941. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1806/1/012194

Nugraha, M.; Supriatna, A.; Fatimah, S. S. Analysis of Student Difficulties Based on Respondents Ability Test on the Topic of Geometry Molecules. J. Phys. Conf. Ser. 2019, 1280 (3), 032012. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1280/3/032012

Rahmawati, Y.; Dianhar, H.; Arifin, F. Analysing Students’ Spatial Abilities in Chemistry Learning Using 3D Virtual Representation. Educ. Sci. (Basel). 2021, 11 (4), 185. https://doi.org/10.3390/educsci11040185

Sari, N.; Sidauruk, S.; Meiliawati, R.; Sari, A. R. P. The Difficulties of X Grade High School Students in Palangka Raya City Academic Year of 2018/2019 in Understanding Chemical Bond Concept Using Two-Tier Multiple Choice. GAMAPROIONUKLEUS. 2020, 1 (2), 135–148. https://doi.org/10.37304/jpmipa.v1i2.3686

Setiawan, N. C. E.; Ilahi, P. R. Identification of Misconceptions in Chemical Bonding Materials Using Three Tier Diagnostic Test. Journal of Natural Science and Integration. 2022, 5 (1), 77. https://doi.org/10.24014/jnsi.v5i1.16860

Siregar, E. A.; Wiyarsi, A. Students’ Mental Models For Molecule Shapes Concepts: A Multiple-Repesentation Perspective. Jurnal Kependidikan Penelitian Inovasi Pembelajaran. 2023, 7 (1), 58–67. https://doi.org/10.21831/jk.v7i1.59992

Widarti, H. R. Multiple Representations in Chemistry Learning: A Study on Teachers’ Literacy; 2021; 0200421–0200429. https://doi.org/10.1063/5.0043360

Widarti, H. R. Multiple Representation-Based Cognitive Dissonance: A Strategy to Reduce Misconception in Chemistry Learning. In The 5th International Conference on Mathematics and Science Education (ICoMSE). 2023, 2021, 030003. https://doi.org/10.1063/5.0112157

Widarti, H. R.; Wiyarsi, A.; Yamtinah, S.; Siddiq, A. S.; Sari, M. E. F.; Fauziah, P. N.; Rokhim, D. A. Analysis of Content Development in Chemical Materials Related to Ethnoscience: A Review. Journal of Education and Learning. 2025, 19 (1), 422–430. https://doi.org/10.11591/edulearn.v19i1.21210

Widarti, H. R.; Safitri, A. F.; Sukarianingsih, D. Identifikasi Pemahaman Konsep Ikatan Kimia. Jurnal Pembelajaran Kimia. 2018, 3 (1), 41–50. https://doi.org/10.17977/um026v3i12018p041

Yakina, Y.; Kurniati, T.; Fadhilah, R. Analisis Kesulitan Belajar Siswa Pada Mata Pelajaran Kimia Kelas X Di SMA Negeri 1 Sungai Ambawang. AR-RAZI Jurnal Ilmiah. 2017, 5 (2), 287–297. https://doi.org/10.29406/arz.v5i2.641

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Eclética Química

Métricas

Carregando Métricas ...