Ensinando teorias ácido-base na era da desinformação: Uma revisão sistemática com propostas de integração de conteúdo
PDF (English)

Palavras-chave

ensino de química
pensamento crítico
notícias falsas
alfabetização midiática
ciência

Como Citar

dos Santos Silva, E. M., & Arroio, A. (2025). Ensinando teorias ácido-base na era da desinformação: Uma revisão sistemática com propostas de integração de conteúdo. Eclética Química, 50, e–1530. https://doi.org/10.26850/1678-4618.eq.v50.2025.e1530

Resumo

Este trabalho tem como base a premissa de que o tratamento da desinformação científica e da desinformação sobre as teorias ácido-base requer uma abordagem multidisciplinar, aproximando o conhecimento sobre ácido-base do conteúdo normalmente não abordado nas aulas de química. Partindo desse princípio, este artigo analisa como as publicações revisadas por pares para o ensino de química abordam a representação das teorias ácido-base no contexto de distúrbios informacionais (desinformação e desinformação) por meio de uma revisão da literatura e análise textual. Os artigos analisados abordam casos de distúrbios informativos por meio de uma lente disciplinar, com ênfase acentuada no recurso a conteúdos ácido-base para desmascarar mensagens errôneas, embora os contextos explorados façam referência a questões sociocientíficas. Como resposta, este artigo amplia a conservação, propondo outros conteúdos que também poderiam transmitir a natureza da ciência, o funcionamento da mídia tradicional e moderna, além de valores e ideologias. Ao fazer isso, este artigo fornece mais elementos para leituras críticas e mais amplas das teorias ácido-base em distúrbios informacionais, elevando o ensino de química para melhor abordar os desafios contemporâneos decorrentes da interação entre ciência e mídia.
https://doi.org/10.26850/1678-4618.eq.v50.2025.e1530
PDF (English)

Referências

Algarra, R. V. M.; Zamora, L. L.; Fos, G. M. A.; López, P. A. A. Magnetized Water: Science or Fraud? Journal of Chemical Education. 2008, 85 (10), 1416–1418. https://doi.org/10.1021/ed085p1416

Allchin, D. What Counts as Science. The American Biology Teacher. 2012, 74 (4), 291–294. https://doi.org/10.1525/abt.2012.74.4.17

Allchin, D. From Test Tubes to Youtube: Nature of Science in Socioscientific Issues and History. In Emerging Computacional Media and Science Education. 2015.

Allchin, D. Who Speaks for Science? Science & Education. 2021, 31, 1475–1492. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00257-4

Arroio, A. Is Media Literacy an Urgent Issue in Education for All? Problems of Education in the 21st Century. 2017, 75 (5), 416–418. https://doi.org/10.33225/pec/17.75.416

Arroio, A. The value of education in the context of Covid-19 pandemic. Problems of Education in the 21st Century. 2020, 78 (3), 309–313. https://doi.org/10.33225/pec/20.78.309

Aromataris, E.; Pearson, A. The Systematic Review: An Overview. AJN, American Journal of Nursing. 2014, 114 (3), 53–58. https://doi.org/10.1097/01.NAJ.0000444496.24228.2c

Belova, N.; Chang Rundgren, S.-N.; Eilks, I. Advertising and Science Education: A Multi-Perspective Review of the Literature. Studies in Science Education. 2015, 51 (2), 169–200. https://doi.org/10.1080/03057267.2015.1049444

Belova, N.; Eilks, I. Learning with and about Advertising in Chemistry Education with a Lesson Plan on Natural Cosmetics – a Case Study. Chemistry Education Research and Practice. 2015, 16 (3), 578–588. https://doi.org/10.1039/c5rp00035a

Bimber, B.; Zúñiga, G. H. The Unedited Public Sphere. New Media & Society. 2020, 22 (4), 700–715. https://doi.org/10.1177/1461444819893980

Boulware, L. Ebony.; Cooper, L. A.; Ratner, L. E.; LaVeist, T. A.; Powe, N. R. Race and Trust in the Health Care System. Public Health Reports. 2003, 118 (4), 358–365. https://doi.org/10.1016/s0033-3549(04)50262-5

Campos, R. C.; Silva, R. C. Funções Da Química Inorgânica ...Funcionam? Química nova na Escola. 1999, (9), 18–22.

Cardoso, D.; Gurgel, I. Por Uma Educação Científica Que Problematize a Mídia. Linhas Crí­ticas. 2019, 25, 74–93. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19850

Covitt, B. A.; Anderson, C. W. Untangling Trustworthiness and Uncertainty in Science. Science & Education. 2022, 31, 1155–1180. https://doi.org/10.1007/s11191-022-00322-6

Cunha, M. B. A Química “Mal Dita” em Fake Science. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. 2021, 12 (6), 1–25. https://doi.org/10.26843/rencima.v12n6a09

Das, R.; Ahmed, W. Rethinking Fake News: Disinformation and Ideology during the Time of COVID-19 Global Pandemic. IIM Kozhikode Society & Management Review. 2021, 11 (1), 146–159. https://doi.org/10.1177/22779752211027382

Drechsler, M.; Van Driel, J. Experienced Teachers’ Pedagogical Content Knowledge of Teaching Acid–Base Chemistry. Research in Science Education. 2007, 38 (5), 611–631. https://doi.org/10.1007/s11165-007-9066-5

Dodds, R. E.; Tseëlon, E.; Weitkamp, E. L. C. Making Sense of Scientific Claims in Advertising. A Study of Scientifically Aware Consumers. Public Understanding of Science. 2008, 17 (2), 211–230. https://doi.org/10.1177/0963662506065559

Feinstein, N. W.; Waddington, D. I. Individual Truth Judgments or Purposeful, Collective Sensemaking? Rethinking Science Education’s Response to the Post-Truth Era. Educational Psychologist. 2020, 55 (3), 155–166. https://doi.org/10.1080/00461520.2020.1780130

Furió-Más, C.; Calatayud, M. L.; Guisasola, J.; Furió-Gomez, C. How Are the Concepts and Theories of Acid–Base Reactions Presented? Chemistry in Textbooks and as Presented by Teachers. International Journal of Science Education. 2005, 27 (11), 1337–1358. https://doi.org/10.1080/09500690500102896

Funk, S.; Kelnner, D.; Share, J. Critical Media Literacy as Transformative Pedagogy. In Journalism and Ethics: Breakthroughs in Research and Practice; IGI Global, 2019; pp 318–348.

Ghinea, G.; Cardoso, S. G.; Caparelli, M. C. M. Case Study: Fake News and Threats to Brazilians’ Health. In: Fake news in an era of social media: tracking viral contagion. Ibrahim, Y., Safieddine, F., Eds.; Rowman & Littlefield, 2020; pp 59–72.

Hauge, K. H. A Tool for Reflecting on Questionable Numbers in Society. Studies in Philosophy and Education. 2022, 41 (5), 511–528. https://doi.org/10.1007/s11217-022-09836-6

Höttecke, D.; Allchin, D. Reconceptualizing Nature of Science Education in the Age of Social Media. Science Education. 2020, 104 (4), 641–666. https://doi.org/10.1002/sce.21575

Kahan, D. M.; Peters, E.; Wittlin, M.; Slovic, P.; Ouellette, L. L.; Braman, D.; Mandel, G. The Polarizing Impact of Science Literacy and Numeracy on Perceived Climate Change Risks. Nature Climate Change. 2012, 2 (10), 732–735. https://doi.org/10.1038/nclimate1547

Kellner, D.; Share, J. The Critical Media Literacy Guide: Engaging Media and Transforming Education; Brill Sense, 2019.

Kovach, B.; Rosenstiel, T. Blur: How to Know What’s True in the Age of Information Overload; Bloomsbury, 2011.

Lima, C.; Moradillo, E. F. Ácidos e Bases nos Livros Didáticos: ainda Duas das Quatro Funções da Química Inorgânica? Química Nova na Escola. 2019, 41 (3), 242–247. https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160167

Locatelli, S. W. Reflecting upon Fake News in Today’s Post-Truth Era. Problems of Education in the 21st Century. 2021, 79 (4), 513–515. https://doi.org/10.33225/pec/21.79.513

Lu, J.; Zhang, M.; Zheng, Y.; Li, Q. Communication of Uncertainty about Preliminary Evidence and the Spread of Its Inferred Misinformation during the COVID-19 Pandemic—a Weibo Case Study. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2021, 18 (22), 1–17. https://doi.org/10.3390/ijerph182211933

Miller, J.; Rost, L.; Bryant, C.; Embry, R.; Iqbal, S.; Lannoye-Hall, C.; Oslon, M. Media Literacy in the Age of Covid and Climate Change. The Science Teacher. 2021, 88 (6), 20–30.

Oreskes, N. Why Trust Science? Princeton University Press, 2019.

Oreskes, N.; Conway, E. M. Merchants of Doubt: How a Handful of Scientists Obscured the Truth on Issues from Tobacco Smoke to Global Warming; Bloomsbury, 2010.

Osborne, J.; Pimentel, D. Science Education in an Age of Misinformation. Science Education. 2023, 107 (3), 553–571. https://doi.org/10.1002/sce.21790

Oxford Languages. Oxford Word of the Year 2016; Oup.com, 2016. https://languages.oup.com/word-of-the-year/2016/ (accessed 2024-12-26).

Pivaro, G. F.; Girotto Júnior, G. O Ataque Organizado à Ciência como Forma de Manipulação: do Aquecimento Global ao Coronavírus. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 2020, 37 (3), 1074–1098. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1074

Reid, G.; Norris, S. P. Scientific Media Education in the Classroom and Beyond: A Research Agenda for the Next Decade. Cultural Studies of Science Education. 2015, 11 (1), 147–166. https://doi.org/10.1007/s11422-015-9709-1

Ribeiro, F. V.; de Oliveira Amorim, A. P.; Silva Lopes, C. Discutindo Fake News sobre Química Durante a Pandemia da COVID-19. Revista Thema. 2022, 21 (2), 387–401. https://doi.org/10.15536/thema.v21.2022.387-401.2176

Rosenberg, J. M.; Kubsch, M.; Wagenmakers, E.-J.; Dogucu, M. Making Sense of Uncertainty in the Science Classroom. Science & Education. 2022, 31 (5), 1239–1262. https://doi.org/10.1007/s11191-022-00341-3

Santos, W. L. P. dos. Educação Científica Na Perspectiva de Letramento como Prática Social: Funções, Princípios e Desafios. Revista Brasileira de Educação. 2007, 12 (36), 474–492. https://doi.org/10.1590/s1413-24782007000300007

Schulz, A.; Roessler, P. The Spiral of Silence and the Internet: Selection of Online Content and the Perception of the Public Opinion Climate in Computer-Mediated Communication Environments. International Journal of Public Opinion Research. 2012, 24 (3), 346–367. https://doi.org/10.1093/ijpor/eds022

Shaheen, N.; Shaheen, A.; Ramadan, A.; Hefnawy, M. T.; Ramadan, A.; Ibrahim, I. A.; Hassanein, M. E.; Ashour, M. E.; Flouty, O. Appraising Systematic Reviews: A Comprehensive Guide to Ensuring Validity and Reliability. Frontiers in Research Metrics and Analytics. 2023, 8 (8), 1–9. https://doi.org/10.3389/frma.2023.1268045

Siqueira, F.; Arroio, A. A Strategy for Addressing Fake News and Denialism in Elementary and Secondary Schools. Annales Universitatis Paedagogicae Cracoviensis. 2022, 12, 120–132. https://doi.org/10.24917/20837267.12.10

Silva, M. B.; Sasseron, L. H. Alfabetização Científica e Domínios do Conhecimento científico: Proposições para uma Perspectiva Formativa Comprometida com a Transformação Social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2021, 23 (e34674), 1–20. https://doi.org/10.1590/1983-21172021230129

Silva, E. M. dos S.; Arroio, A. Science Literacy in the Age of Disinformation: Building Bridges to Address the Complexity of the Challenge. In Media and information literacy for the public good: UNESCO MILID Yearbook 2023.; Jaakkola, M., Tomás, D.-B., Bosire Onyancha, O., Eds.; Corporación Universitaria Minuto de Dios - UNIMINUTO, 2023; pp 81–100.

Silva, E. M. dos S.; Arroio, A. Letramento Midiático na Formação de Licenciandos em Ciências da Universidade de São Paulo: o que Revelam as Ementas? Ciência & Educação (Bauru). 2025, 31 (e25015), 1-15. https://doi.org/10.1590/1516-731320250015

Souza, C. R. de; Silva, F. C. Discutindo o Contexto das Definições de Ácido e Base. Química Nova na Escola. 2018, 40 (1), 14–18. https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160099

Souza, L. K. Pesquisa com Análise Qualitativa de Dados: Conhecendo a Análise Temática. Arquivos Brasileiros de Psicologia. 2019, 71 (2), 51–67. https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2019v71i2p.51-67

Stroppa, T. Primeiro de Abril, a Descoberta do “Boimate” e o Combate às Fake News. CartaCapital, 2018. https://www.cartacapital.com.br/blogs/intervozes/primeiro-de-abril-a-descoberta-do-201cboimate201d-e-o-combate-as-fake-news/ (accessed 2024-12-11).

Swire-Thompson, B.; Lazer, D. Reducing Health Misinformation in Science: A Call to Arms. The ANNALS of the American Academy of Political and Social Science. 2022, 700 (1), 124–135. https://doi.org/10.1177/00027162221087686

Toby, S. Chemistry in the Public Domain: A Plethora of Misinformation - or, Don’t Believe Everything You Read in the Newspapers! Journal of Chemical Education. 1997, 74 (11), 1285. https://doi.org/10.1021/ed074p1285

UNESCO. Jornalismo, “Fake News” E Desinformação. Manual Para Educação Em Jornalismo; UNESCO, 2019.

Vosoughi, S.; Roy, D.; Aral, S. The Spread of True and False News Online. Science. 2018, 359 (6380), 1146–1151. https://doi.org/10.1126/science.aap9559

Valladares, L. Post-Truth and Education. Science & Education. 2022, 31, 1311–1337. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00293-0

Valladares, L. Scientific Literacy and Social Transformation. Science & Education. 2021, 30 (3), 557–587. https://doi.org/10.1007/s11191-021-00205-2

Wu, T. Blind Spot: The Attention Economy and the Law. Antitrust L. J. 2019, 82, 771.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2025 Eclética Química

Métricas

Carregando Métricas ...