Política de arquivamento

Os arquivos digitais da Eclética Química estão preservados em um servidor localizado na Universidade Estadual Paulista - UNESP, mas gerenciado pelo DTI do Instituto de Química. O servidor está na infraestrutura do data center da Instituição e é operado e mantido por sua equipe de TI, e o backup é feito diariamente. Além disso, a equipe da revista faz um backup semanal dos arquivos digitais em um disco rígido externo. Os arquivos digitais da Eclética Química também são preservados no Redalyc, BIBLAT e DOAJ.
 
Política de Preservação Digital
A Eclética Química, por meio da UNESP, faz parte da Rede Cariniana do Ibict, que oferece serviços de preservação digital a diversas instituições brasileiras. Os serviços da Cariniana têm como foco o arquivamento digital, com base no modelo do Programa LOCKSS, desenvolvido pelas Bibliotecas da Universidade de Stanford.
 
Os princípios que regem a preservação digital referem-se a:
Autenticidade: os documentos científicos são preservados e protegidos contra alterações intencionais ou acidentais, corrupção ou perda.
Integridade: as ações e atividades realizadas nos documentos científicos no fluxo de trabalho editorial são registradas em seus respectivos metadados.
Confiabilidade: a política, os processos e os procedimentos de preservação, bem como suas atualizações, seguem os padrões e as melhores práticas da Rede Cariniana.
Usabilidade: os documentos científicos preservados são localizáveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis de acordo com os padrões e as melhores práticas.
Acesso aberto: os documentos científicos preservados são de acesso aberto sob a licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0.
Fluxo de trabalho: a preservação faz parte do fluxo de trabalho editorial da revista e se aplica a diferentes estágios do processo.
 
A revista também está incluída no Miguilim: Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras e no Diretório de Políticas Editoriais Diadorim.