Não são permitidos acréscimos ou alterações de autoria após a aceitação do manuscrito.
Após a publicação de um manuscrito, erros ou falhas, independentemente de sua natureza ou origem, que não constituam má conduta, são corrigidos por meio de uma errata. A Eclética Química publica erratas, correções ou retratações o mais rápido possível.
Quaisquer acréscimos ou modificações no texto aceito só devem ser feitos antes da publicação do manuscrito e somente se aprovados pelo Editor Associado e pelo Editor-Chefe da revista.
Depois que o manuscrito tiver sido aceito, o Editor só considerará acréscimos e alterações no texto em circunstâncias excepcionais. A publicação será suspensa até que as alterações sejam processadas.
O artigo publicado no qual a má conduta for identificada permanecerá indexado no banco de dados da Eclética Química como retratado. Ele não pode ser republicado.
Retratação de artigos e emissão de uma expressão de preocupação
Instituições, editoras, editores, autores, revisores e a comunidade científica em geral devem estar comprometidos com a defesa de boas práticas de pesquisa, processos de publicação transparentes e integridade científica, e com a garantia de transparência em todas as ações relacionadas à produção, disseminação e aplicação do conhecimento. Isso pressupõe a investigação de qualquer má conduta, a correção imediata de erros honestos e uma investigação minuciosa por comitês legalmente constituídos para garantir que a decisão correta seja tomada com serenidade e respeito pelos envolvidos, bem como a adesão aos princípios éticos.
A decisão deve ser divulgada com calma, transparência e clareza, explicando as razões por trás dela e suas consequências.
Retratação de publicações
Se for reconhecido que uma imprecisão significativa, uma declaração enganosa ou uma narrativa distorcida foi publicada, ela deve ser prontamente corrigida com o devido destaque. Se, após investigação adequada, for revelado que um item é fraudulento, a publicação deverá ser retratada.
Um artigo pode ser retirado em uma ou mais das seguintes situações:
-
Quando houver evidência clara de que os resultados não são confiáveis, seja por causa de um erro grave (por exemplo, erro de cálculo ou erro experimental) ou por causa de fabricação (por exemplo, de dados) ou falsificação (por exemplo, manipulação de imagem).
-
Quando o artigo constitui plágio.
-
As descobertas foram publicadas anteriormente em outro lugar sem a devida atribuição às fontes anteriores ou divulgação ao editor, permissão para republicação ou justificativa (ou seja, casos de publicação redundante).
-
Quando contiver material ou dados sem autorização para uso.
-
Os direitos autorais foram violados ou há alguma outra questão legal séria (por exemplo, difamação, privacidade).
-
Com relatórios de pesquisas antiéticas.
-
Foi publicado exclusivamente com base em um processo de revisão por pares comprometido ou manipulado.
-
Os autores não divulgaram um conflito de interesses que, de acordo com o ponto de vista do editor-chefe, teria afetado indevidamente a interpretação do trabalho ou infringido as regras da revista e da revisão por pares.
Uma publicação será retratada depois que uma investigação do Comitê da Eclética Química, com conhecimento/participação do Conselho Editorial de Publicações Científicas (CEPC) da UNESP e com o apoio jurídico da universidade, concluir que se trata de um caso de má conduta. O Comitê da Eclética Química será composto por 5 membros: o Editor-Chefe, um Editor Associado, um membro do Conselho Consultivo Editorial, um membro da EBSJ e um advogado da equipe jurídica da universidade.
Emissão de uma expressão de preocupação
Uma expressão de preocupação pode evoluir para uma retratação da análise de uma publicação.
O Editor-chefe deve considerar a emissão de uma expressão de preocupação se:
-
Algumas denúncias ou suspeitas de má conduta são recebidas sobre o manuscrito ou os autores por Editores Associados, Revisores ou qualquer pessoa.
-
Há evidências inconclusivas de má conduta de pesquisa ou publicação por parte dos autores.
-
Há evidências de que os resultados não são confiáveis, e a instituição dos autores não investigará o caso.
-
O Editor acredita que uma investigação sobre a suposta má conduta relacionada à publicação não foi, ou não seria, justa e imparcial, ou conclusiva.
-
Uma investigação está em andamento, mas um julgamento não estará disponível por um tempo considerável.