SOBRE O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (AI)
As ferramentas de inteligência artificial (IA) são aceitas desde que os autores declarem e informem explicitamente se elas foram usadas para revisar a gramática ou melhorar a qualidade do inglês no processo de redação. Se alguma ferramenta de IA for usada para escrever um ou mais parágrafos do manuscrito ou para fazer melhorias no texto em inglês, além de pequenas correções, seu uso deverá ser declarado na Metodologia do manuscrito. As informações devem descrever em detalhes o que, como e onde a IA foi usada. A falta de informações claras e completas pode levar a exigências do editor aos autores ou resultar na rejeição do artigo.
Declaração de IA generativa na redação científica
A orientação a seguir se aplica somente ao processo de redação e não se estende ao uso de ferramentas de IA para análise de dados ou obtenção de insights como parte do processo de pesquisa.
Os autores são aconselhados a usar inteligência artificial (IA) generativa e tecnologias assistidas por IA (por exemplo, ChatGPT-3, ChatGTP-4) exclusivamente para melhorar a legibilidade e a qualidade da linguagem durante o processo de redação. O uso dessas tecnologias deve ser acompanhado de supervisão e controle humanos, e os autores devem revisar e editar cuidadosamente o resultado gerado, pois a IA tem o potencial de produzir conteúdo que pode parecer confiável, mas que pode estar incorreto, incompleto ou ser tendencioso.
A IA e as tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autoras ou coautoras, nem citadas como autoras. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e realizadas por seres humanos, conforme descrito na política de autoria.
Ao usar IA ou tecnologias assistidas por IA no processo de redação, os autores devem incluir uma declaração sobre isso na seção Ética com o seguinte conteúdo:
Declaração de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação: Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) usou(aram) [NOME DA FERRAMENTA/SERVIÇO] para [RAZÃO]. Depois de usar essa ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou(aram) e editou(aram) o conteúdo conforme necessário e são totalmente responsáveis pelo conteúdo da publicação.
As orientações a seguir se aplicam somente ao processo de redação e não se estendem ao uso de ferramentas de IA para análise de dados ou obtenção de insights como parte do processo de pesquisa. Se nenhuma ferramenta de IA foi usada, informe "Ferramentas de IA não foram usadas".
Ao usar a IA como uma ferramenta de pesquisa, os autores devem discutir suas limitações e possíveis vieses no texto. Consulte o Guia de Ferramentas e Recursos de IA - SciELO e as recomendações da Elsevier.