Sobre a Revista

Foco e escopo

Eclética Química (Eclét. Quím.) é uma publicação contínua e revisada por pares, mantida pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (IQ-UNESP). Publica artigos originais de pesquisa, revisões e minirrevisões em todas as áreas da Química, bem como artigos educacionais em Química para diversos níveis de ensino, e notas técnicas de interesse para químicos.

A política editorial da Eclética Química baseia-se na responsabilidade de oferecer comunicação científica de qualidade na área de Química. Assim, a Eclét. Quím. exige que seu corpo editorial, revisores e autores sigam princípios éticos e mantenham a integridade, sendo comprometida com a Ciência Aberta e apoiando fortemente sua prática na publicação de resultados de pesquisa. A Eclética Química está comprometida em acompanhar as tendências nas publicações científicas.

 

Tipos de artigos

           a. Artigos originais
           b. Revisões
           c. Minirrevisões
           d. Comunicações
           e. Notas técnicas
           f. Artigos na área de educação em química e áreas relacionadas à química
           g. Cartas
           h. Seções temáticas dedicadas a assuntos específicos dentro do escopo da revista, bem como artigos oriundos de simpósios e congressos.

Manuscritos submetidos para publicação como artigos completos e comunicações devem conter resultados originais e inéditos e não devem ter sido submetidos, no todo ou em parte, a outro periódico. Manuscritos originados de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, dissertações ou teses de doutorado já depositados em repositórios de universidades são aceitos, não sendo considerados violação das regras da revista. A Eclética Química também aceita pré-prints, desde que incluam o respectivo DOI e as informações do repositório.

a. Artigos originais
O manuscrito deve ser organizado em seções, como segue:
  1. Introdução
  2. Experimental
  3. Resultados e Discussão
  4. Conclusões
    Referências
Os títulos das seções, subseções e subsubseções devem ser escritos em negrito e numerados sequencialmente, conforme exemplificado; somente a primeira letra deve estar em caixa alta.
 
Exemplo:
 
            1. Introdução
            1.1. Histórico
            2. Experimentais
            2.1. Caracterização da superfície
            2.1.1. Análise morfológica
 
b. Revisões
Os artigos de revisão devem ser originais e apresentar visões gerais do estado da arte de forma coerente e concisa, abrangendo os aspectos mais relevantes do tópico que está sendo revisado e indicando as prováveis direções futuras do campo. A adição de um esboço e os critérios usados para fazer a revisão da bibliografia são altamente recomendados. Portanto, antes de iniciar a preparação de um manuscrito de revisão, envie uma carta (de no máximo uma página) ao Editor com o assunto de interesse e os principais tópicos que seriam abordados no manuscrito de revisão. O Editor comunicará sua decisão em duas semanas. O recebimento desse tipo de manuscrito não implica a aceitação de sua publicação na Eclét. Quím. Ele será revisado por pares.
 
c. Revisões curtas
As revisões curtas devem apresentar uma visão geral do estado da arte em um tópico específico dentro do escopo da revista e limitar-se a 5.000 palavras. Considere uma tabela ou imagem que corresponda a 100 palavras. Antes de iniciar a preparação de um manuscrito de revisão curta, envie uma carta (de no máximo uma página) ao Editor com o assunto de interesse e os principais tópicos que seriam abordados no manuscrito de revisão curta.
 
d. Comunicações
As comunicações devem cobrir resultados científicos relevantes e limitar-se a 1.500 palavras ou três páginas da revista, sem incluir o título, os nomes dos autores, as figuras, as tabelas e as referências. Entretanto, os editores desencorajam fortemente as comunicações que sugerem fragmentação de contribuições completas.
 
e. Notas técnicas
Descrições de métodos, técnicas, equipamentos ou acessórios desenvolvidos no laboratório dos autores, desde que apresentem conteúdo químico de interesse, são levadas em consideração e a Eclética Química estimula sua submissão. Devem seguir a forma usual de apresentação, de acordo com as peculiaridades de cada trabalho. Devem ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, diagramas e outros conteúdos relevantes.
 
f. Artigos sobre educação em química e áreas correlatas
São bem-vindos manuscritos de pesquisa relacionados ao ensino de Química e experiências inovadoras para diferentes níveis de ensino, principalmente na graduação e pós-graduação. Eles devem ter no máximo 25 páginas, incluindo figuras, tabelas, diagramas e outros elementos suplementares.
 
g. Cartas
Esta seção publica obituários de cientistas importantes da química ou de áreas relacionadas, cartas para o editor ou comentários sobre artigos publicados. As cartas devem ser carregadas no sistema na seção Letters. Recomenda-se um parágrafo informando o principal motivo do envio da carta. O autor correspondente deve fornecer a instituição e o ORCID de todos os autores, um número de telefone e um e-mail. (Essas informações devem ser carregadas como um arquivo suplementar ou adicionadas aos tópicos de discussão no sistema OJS).
As cartas são publicadas somente por decisão do Editor-chefe.
 
h. Seções temáticas dedicadas a assuntos específicos dentro do escopo da revista e artigos de Simpósios e Congressos
Seções temáticas com artigos completos dedicados a Simpósios e Congressos, bem como temas específicos em química e áreas afins, podem ser publicadas pela Eclét. Quím. sob a condição de que seja estabelecido um acordo prévio com o Editor-Chefe. Os autores podem enviar manuscritos para a Seção Temática aberta, e o Editor-chefe decide sobre a adequação do manuscrito ao tema da respectiva Seção Temática. Os autores devem aderir a todas as diretrizes da revista.
 
INFORMAÇÕES GERAIS
Os manuscritos submetidos para publicação como artigos completos e comunicações devem conter resultados originais e inéditos e não devem ter sido submetidos em outro periódico, seja parcial ou integralmente. Manuscritos oriundos de iniciação científica, monografias de conclusão de curso, dissertações ou teses de doutorado já depositadas em repositórios de Universidades são aceitos sem que se considere uma violação das normas da revista. A Eclética Química aceita manuscritos já publicados em preprint (SciELO Preprints, EmeRI, ChemRxiv, ...). Por ser considerado confiável pelo comitê editorial, o DOI do preprint correspondente e o nome do repositório devem ser informados no momento da submissão.
 
Pesquisas envolvendo seres humanos e animais devem apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional no ato da submissão.
 
Todos os artigos publicados na Eclética Química recebem o Digital Object Identification (DOI).
 
A Eclética Química não cobra taxas de submissão ou processamento de artigos. Todos os artigos estão disponíveis com acesso aberto aos leitores.
 
O editor-chefe deve solicitar projetos às agências de fomento e à universidade, em resposta a editais específicos, para captar recursos para a Eclética Química.
 
O histórico da Eclét. Quím. é atualizada pelo editor-chefe.
 
 
POLÍTICA DE ÉTICA DE PUBLICAÇÃO
A revista segue todas as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE) em relação a plágio, publicações múltiplas, conflitos de interesse e quaisquer outras formas de má conduta. Os detalhes sobre a conduta ética estão no Guia para Autores.
 
 
DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE DADOS
A declaração de disponibilidade de dados informa ao leitor onde os dados associados ao seu trabalho estão disponíveis e sob quais condições eles podem ser acessados. Ela também inclui links (quando aplicável) para o conjunto de dados.
 
  1. Os dados estão disponíveis em um repositório de dados (cite o repositório e o DOI dos dados depositados).
  2. Os dados estarão disponíveis mediante solicitação.
  3. Todos os conjuntos de dados foram gerados ou analisados no estudo atual.
  4. O compartilhamento de dados não é aplicável (nos casos em que nenhum conjunto de dados tenha sido gerado ou analisado durante o estudo atual, isso deve ser declarado).
 
PARCEIROS
O Instituto de Química/UNESP apóia a Eclética Química, e a publicação é gratuita para os autores. Instituições públicas como o CNPq e a FAPESP podem contribuir com a revista se os projetos da revista forem submetidos a editais do CNPq e/ou da FAPESP.
 
 
FLUXOGRAMA DO PROCESSO EDITORIAL
Para garantir a transparência do processo editorial para autores, leitores, membros da Equipe Editorial e a comunidade em geral, o fluxograma é publicado no site da revista.