Estudo da fermentação submersa não aerada por Saccharomyces cerevisiae para determinação dos parâmetros de consumo de glicose e produção de glicerol e etanol
Main Article Content
Abstract
Um estudo da fermentação submersa não aerada por Saccharomyces cerevisiaefoi realizado avaliando a influência do pH nos coeficientes: (I) da equação de Pirt; e,(II) do modelo de Garden.Nos ensaios realizados, o aumento do pH retardou o consumo da glicose, e, o crescimento celular e a produção de etanol diminuíram com o aumento do pH de 4,5 para 8,0.Especificamente, em relação ao etanol, os elevados valores de coeficiente associado ao crescimento em relação aocoeficientenão associados ao crescimento indicam produção associada ao crescimento. Entretanto,para a produção máxima de glicerolhouve uma queda nos valores de coeficiente associado ao crescimentoe um aumento nos valores de coeficiente não associado ao crescimento. O consumo de glicose para manutenção celular foi significativo (0,2gglicose/(gcelula.h)) para pH 7,0 e 7,5, onde houve a maior produção de glicerol.Como conclusão foi possível observar a existência deuma relação entre o stress salino e osmótico no metabolismo da Saccharomyces cerevisiae através do aumento do consumo de glicose para manutenção celular, e a desassociação da produção do glicerol ao crescimento celular, indicando o acumulo de glicerol intra e extra celular.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The corresponding author transfers the copyright of the submitted manuscript and all its versions to Eclet. Quim., after having the consent of all authors, which ceases if the manuscript is rejected or withdrawn during the review process.
When a published manuscript in EQJ is also published in other journal, it will be immediately withdrawn from EQ and the authors informed of the Editor decision.
Self-archive to institutional, thematic repositories or personal webpage is permitted just after publication. The articles published by Eclet. Quim. are licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License.