Contribuição da cidade de Botucatu - SP com nutrientes (fósforo e nitrogênio) na eutrofização da represa de Barra Bonita

Main Article Content

José Pedro Serra Valente
Pedro de Magalhães Padilha
Assunta Maria Marques da Silva

Abstract

As concentrações de nutrientes (fósforo e nitrogênio) na nascente, cidade e foz do ribeirão Lavapés/ Botucatu-SP foram avaliadas e comparadas com as do rio Capivara. O rio Capivara como o ribeirão Lavapés, possui nascente no alto da cuesta e desemboca suas águas na represa de Barra Bonita/ rio Tietê (Figura 1). O rio Capivara possui uma das nascentes próxima a uma do ribeirão Lavapés e, ambos possuem a foz próxima uma da outra na represa de Barra Bonita. O uso e tipo de solo nas margens de ambos cursos d´águas são bastante parecidos, o que implica em uma poluição rural semelhante, assim a grande diferença que afeta a qualidade da água, entre os dois cursos d´águas é a poluição urbana, na cidade de Botucatu (ribeirão Lavapés). Deste modo procurou-se avaliar a contribuição de nutrientes (fósforo e nitrogênio) do ribeirão Lavapés e rio Capivara na represa de Barra Bonita , e estimar a carga retida no lodo do ribeirão Lavapés e a despejada na represa em função dos lançamentos de esgotos sanitários no mesmo, na cidade de Botucatu. O trabalho foi realizado em um período de seca, sem alagamentos, o que permitiu medir as vazões próximas da foz e avaliar a carga diária, no período, de nutrientes lançados na represa. Foram avaliados também, oxigênio dissolvido, demanda química do oxigênio e condutividade Elétrica. Embora os resultados sejam estimativos e variáveis no tempo, podemos concluir que a poluição na cidade de Botucatu por esgoto sanitário além de inviabilizar o uso da água no seu percurso, e causar outros prejuízos, contribui para agravar a eutrofização na represa de Barra Bonita.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
Valente, J. P. S., Padilha, P. de M., & da Silva, A. M. M. (1997). Contribuição da cidade de Botucatu - SP com nutrientes (fósforo e nitrogênio) na eutrofização da represa de Barra Bonita. Eclética Química, 22(1), 31–48. https://doi.org/10.26850/1678-4618eqj.v22.1.1997.p31-48
Section
Original articles

References

CARAMASCHI, E. P. Distribuição da Ictiofauna de Riachos das Bacias do Tietê e do Paranapanema Junto ao Divisor de Águas (Botucatu, SP). São Carlos, 1986. Tese (Doutorado em Centro de Ciências Biológicas e da Saúde) - Universidade Federal de São Carlos.

COCHRAN, W. G. Sampling techniques. 3.ed. New York: John Wiley. 1977. 428p.

ESTEVES, F. A., BARBOSA, F. A. R. Eutrofização artificial: a doença dos lagos. Ciênc. Hoje,v.5, n.27, p.56-61.1986.

ESTEVES, F.A. Fundamentos de limnologia. Rio de Janeiro: Interciência. 1988. 575p.

JUREIDINI, Pedro. A ecologia e a poluição na represa de Barra Bonita no estado de São Paulo. Botucatu, 1987. Dissertação (Mestrado) - Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola, Universidade Estadual Paulista.

LEOPOLDO, P.R. Aspectos hidrológicos da Região de Botucatu. In: ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE AGROPECUÁRIA NA REGIÃO DE BOTUCATU, 1, 1989, Botucatu, Anais... Botucatu, 1989, p. 57-70.

NOGUEIRA, G.M. Composição, abundância e distribuição espaço temporal das populações plantactônicas e das variáveis físico-químicas na represa de Jurumirim, Rio Paranapanema, (SP). São Carlos, 1996. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

NOGUEIRA, V. P. Q. Qualidade da água em Lagos e Reservatórios. In: PORTO, R.La L. (Org.) Hidrologia Ambiental. São Paulo: Edusp, 1991, v.3, p.165-208.

PETRACCO, P. Determinação da biomassa e estoque de nitrogênio e fósforo de Polygonum spectabile MART. E Paspalum repens BERG. da represa de Barra Bonita (S.P). São Carlos, 1995. Tese (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

RAND, M. C., GREEMBERG, A.G.,TARAJ, M.J.(Eds) Standard methods for examination of water and wastewater, 18.ed., Washington: American Public Heath Association/American Water Works Association/Water Pollution Control Federation, 1992.

SOUZA, H.B., DERÍSIO, J.C. Guia técnico de coleta de amostras de água. São Paulo: Cetesb. 1977.

TUNDISI, J.G.Ambiente, represas e barragens. Ciênc. Hoje, v.5, n.27, p.48-55, 1986.

ZUCARRI, M.L. Determinação de fatores abióticos e bióticos do Ribeirão Lavapés. Botucatu, 1992, 113p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Estadual Paulista.

WETZEL, R.G. Limnologia. 2.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1993. 919p.