Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química

Main Article Content

Patrícia Tatiana Araújo dos Santos
J. Dias
Verônica Evangelista de Lima
Marciel José de Oliveira
L. J. A. Neto
Vitória de Queirós Celestino

Abstract

Este trabalho se constituiu em um estudo de ação-reflexão sobre a prática pedagógica de Educação Ambiental (EA) desenvolvida no contexto do ensino de Química na Escola Municipal Monsenhor Stanislaw localizada no município de Olivedos-PB. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e analisar ações pedagógicas de inserção de práticas educativas ambientais articuladas com o ensino de Química, com a implantação de coleta seletiva na escola, oficinas de reciclagens tais como a de papel reciclado, óleo utilizado em frituras para fabricação de sabão e reutilização de garrafas PET´S. Para a reflexão sobre a prática vivenciada, foi feita uma coleta de dados, por meio de registro de observações em diário de campo, aplicação de questionários, fotografias como documentos visuais, realização de várias oficinas de caráter educacional relacionado ao meio ambiente. As ações desenvolvidas consistiram na abordagem de temas ambientais por meio do livro didático; no desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental para identificar problemas ambientais em volta da escola como também na cidade em geral. Pôde-se observar a importância do uso do livro didático, mas também evidencia a necessidade do desenvolvimento de projetos de ações comunitárias de educação ambiental (EA) e de projetos que envolvam a comunidade escolar.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
dos Santos, P. T. A., Dias, J., de Lima, V. E., de Oliveira, M. J., Neto, L. J. A., & Celestino, V. de Q. (2011). Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química. Eclética Química, 36(1), 78–92. https://doi.org/10.26850/1678-4618eqj.v36.1.2011.p78-92
Section
Original articles