Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química
Main Article Content
Abstract
Este trabalho se constituiu em um estudo de ação-reflexão sobre a prática pedagógica de Educação Ambiental (EA) desenvolvida no contexto do ensino de Química na Escola Municipal Monsenhor Stanislaw localizada no município de Olivedos-PB. O objetivo da pesquisa foi desenvolver e analisar ações pedagógicas de inserção de práticas educativas ambientais articuladas com o ensino de Química, com a implantação de coleta seletiva na escola, oficinas de reciclagens tais como a de papel reciclado, óleo utilizado em frituras para fabricação de sabão e reutilização de garrafas PET´S. Para a reflexão sobre a prática vivenciada, foi feita uma coleta de dados, por meio de registro de observações em diário de campo, aplicação de questionários, fotografias como documentos visuais, realização de várias oficinas de caráter educacional relacionado ao meio ambiente. As ações desenvolvidas consistiram na abordagem de temas ambientais por meio do livro didático; no desenvolvimento de um projeto de Educação Ambiental para identificar problemas ambientais em volta da escola como também na cidade em geral. Pôde-se observar a importância do uso do livro didático, mas também evidencia a necessidade do desenvolvimento de projetos de ações comunitárias de educação ambiental (EA) e de projetos que envolvam a comunidade escolar.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The corresponding author transfers the copyright of the submitted manuscript and all its versions to Eclet. Quim., after having the consent of all authors, which ceases if the manuscript is rejected or withdrawn during the review process.
When a published manuscript in EQJ is also published in other journal, it will be immediately withdrawn from EQ and the authors informed of the Editor decision.
Self-archive to institutional, thematic repositories or personal webpage is permitted just after publication. The articles published by Eclet. Quim. are licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License.