Gestão da qualidade total: introdução dos conceitos e a sua utilização em um curso para abordar o comportamento individual do aluno/profissional/cidadão
Main Article Content
Abstract
A introdução do assunto qualidade, segundo as necessidades de mercado abre espaço para a discussão da qualidade como necessidade pessoal, e também para a formação do cidadão/profissional, além de introduzir assuntos específicos de administração de empresas. Dessa forma, foi oferecida uma disciplina optativa para os alunos do Instituto de Química do Campus de Araraquara, abordando o tema Qualidade e foi denominada "Gestão da Qualidade" por três anos seguidos. Da avaliação geral do curso extraiu-se que ele deveria ser realizado sempre, que o tema é atual e relevante e contribui para a formação profissional/pessoal. Com relação ao comprometimento com o curso de graduação, cerca de metade dos alunos assume o seu comprometimento com os estudos e os restantes dizem estarem somente envolvidos. Conclui-se, portanto que o curso atingiu os seus objetivos propostos, introduziu os principais conceitos de qualidade segundo as normas da qualidade da série ISO 9000 e suscitou a discussão da formação do aluno/profissional/cidadão.
Metrics
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The corresponding author transfers the copyright of the submitted manuscript and all its versions to Eclet. Quim., after having the consent of all authors, which ceases if the manuscript is rejected or withdrawn during the review process.
When a published manuscript in EQJ is also published in other journal, it will be immediately withdrawn from EQ and the authors informed of the Editor decision.
Self-archive to institutional, thematic repositories or personal webpage is permitted just after publication. The articles published by Eclet. Quim. are licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International License.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Aplicação das Normas ISO Série 9000 na Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: ABNT. 1990, v.1. 94p.
BROCKA, B. Gerenciamento da qualidade. São Paulo: Makron Books. 1994. p.40-53.
DODGE, H. F. Apud GARVIN D.A. Gerenciando a qualidade. A visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark. 1992. p.49-57.
FEIGENBAUM, A.V. Controle da qualidade total. São Paulo: Makron Books. 1994. v.1-4, 98p.
GARVIN, D A. Gerenciando a qualidade. A visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark. 1992. p.25-46.
INTERNATIONAL STANDARD ORGANISATION – ISO 9000, 1993. Geneva: Switzerland, 1993.
INTERNATIONAL STANDARD ORGANISATION – ISO-IEC 25. 1990. 3th.Ed. Geneva: Switzerland, 1990.
ISHIKAWA, K. What is quality control?. New York: Printice – Hill. 1985. 110p.
JURAN, J. M. Juran na liderança pela qualidade. São Paulo: Pioneira. 1990. 85p.
PISTOMO, M.H. Dimensões da qualidade e gestão da qualidade total em organizações médico-hospitalares. Rio de Janeiro: Corbã Editora Artes Gráficas Ltda. 1995. 135p.
ROTHERY, B. ISO 9000. São Paulo: Makron Books do Brasil. 1993. 8 p.
TRIBUS, M. Demings redefinition of management. Cambridge: Mass. MIT Press. 1984. 150p.