Gestão da qualidade total: introdução dos conceitos e a sua utilização em um curso para abordar o comportamento individual do aluno/profissional/cidadão

Main Article Content

Fernando Luis Fertonani
José Pascoal Batistuti
Ossamu Hojo
Josely Kobal de Oliveira
Iêda Aparecida Pastre

Abstract

A introdução do assunto qualidade, segundo as necessidades de mercado abre espaço para a discussão da qualidade como necessidade pessoal, e também para a formação do cidadão/profissional, além de introduzir assuntos específicos de administração de empresas. Dessa forma, foi oferecida uma disciplina optativa para os alunos do Instituto de Química do Campus de Araraquara, abordando o tema Qualidade e foi denominada "Gestão da Qualidade" por três anos seguidos. Da avaliação geral do curso extraiu-se que ele deveria ser realizado sempre, que o tema é atual e relevante e contribui para a formação profissional/pessoal. Com relação ao comprometimento com o curso de graduação, cerca de metade dos alunos assume o seu comprometimento com os estudos e os restantes dizem estarem somente envolvidos. Conclui-se, portanto que o curso atingiu os seus objetivos propostos, introduziu os principais conceitos de qualidade segundo as normas da qualidade da série ISO 9000 e suscitou a discussão da formação do aluno/profissional/cidadão.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
Fertonani, F. L., Batistuti, J. P., Hojo, O., de Oliveira, J. K., & Pastre, I. A. (2002). Gestão da qualidade total: introdução dos conceitos e a sua utilização em um curso para abordar o comportamento individual do aluno/profissional/cidadão. Eclética Química, 27(1SI), 229–239. https://doi.org/10.26850/1678-4618eqj.v27.1SI.2002.p229-239
Section
Original articles

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Aplicação das Normas ISO Série 9000 na Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro: ABNT. 1990, v.1. 94p.

BROCKA, B. Gerenciamento da qualidade. São Paulo: Makron Books. 1994. p.40-53.

DODGE, H. F. Apud GARVIN D.A. Gerenciando a qualidade. A visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark. 1992. p.49-57.

FEIGENBAUM, A.V. Controle da qualidade total. São Paulo: Makron Books. 1994. v.1-4, 98p.

GARVIN, D A. Gerenciando a qualidade. A visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark. 1992. p.25-46.

INTERNATIONAL STANDARD ORGANISATION – ISO 9000, 1993. Geneva: Switzerland, 1993.

INTERNATIONAL STANDARD ORGANISATION – ISO-IEC 25. 1990. 3th.Ed. Geneva: Switzerland, 1990.

ISHIKAWA, K. What is quality control?. New York: Printice – Hill. 1985. 110p.

JURAN, J. M. Juran na liderança pela qualidade. São Paulo: Pioneira. 1990. 85p.

PISTOMO, M.H. Dimensões da qualidade e gestão da qualidade total em organizações médico-hospitalares. Rio de Janeiro: Corbã Editora Artes Gráficas Ltda. 1995. 135p.

ROTHERY, B. ISO 9000. São Paulo: Makron Books do Brasil. 1993. 8 p.

TRIBUS, M. Demings redefinition of management. Cambridge: Mass. MIT Press. 1984. 150p.